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terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Flamenco;


O flamenco é um estilo musical e um tipo de dança fortemente influenciado pela cultura cigana, mas que tem raízes mais profundas na cultura musical mourisca, influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos ícones da música espanhola e até mesmo da cultura espanhola em geral.
O "novo flamenco" é uma variação recente do flamenco que sofreu influências da música moderna, como a rumba, a Salsa, o pop, o rock e ojazz
Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto (cante) sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra(toque), palmassapateado e dança (baile). O "toque" e o "baile" podem também aparecer sem o "cante", embora o canto permaneça nocoração da tradição do flamenco. Mais recentemente outros instrumentos como o "cájon" (ou adufe, em português uma caixa de madeirausada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.
Muitos dos detalhes do desenvolvimento do flamenco foram perdidos na história da Espanha e existem várias razões para essa falta de evidências históricas:
  • Os tempos turbulentos dos povos envolvidos na cultura do flamenco. Os mouros, os ciganos e os judeus foram todos perseguidos pelainquisição espanhola em diversos tempos
  • Os ciganos possuíam principalmente uma cultura oral. As suas músicas eram passadas às novas gerações através de actuações em comunidade
  • O flamenco não foi considerado uma forma de arte, sobre a qual valesse a pena escrever durante muito tempo. Durante a sua existência, o flamenco esteve dentro e fora de moda por diversas vezes.
Granada, o último reduto dos mouros, caiu em 1492, quando os exércitos de Fernando II de Aragão e Isabel I de Castela (os reis católicos) reconquistaram esta cidade após cerca de 800 anos de domínio muçulmano. O Tratado de Granada (1491) foi assinado para assegurar as bases da tolerância religiosa, conseguindo com isso que os muçulmanos se rendessem pacificamente. Durante alguns anos existiu uma tensa calma em Granada e à sua volta, no entanto, à inquisição não lhe agradava a tolerância religiosa relativamente aos judeus e aos muçulmanos e conseguiu convencer Fernando e Isabel a quebrarem o tratado e a forçar os judeus e os mouros a converterem-se aocristianismo ou deixarem a Espanha de vez. Em 1499, cerca de 50.000 mouros foram coagidos a tomar parte de um batismo em massa. Durante a rebelião que se seguiu, as pessoas que recusaram batizar-se ou serem deportadas para África, foram pura e simplesmente eliminadas. Como consequência desta situação, assistiu-se à fuga de mouros, ciganos e judeus para as montanhas e regiões rurais.
Foi nesta situação social e economicamente difícil que as culturas musicais de judeus, ciganos e mouros começaram a fundir-se no que se tornaria a forma básica do flamenco: o estilo de cantar dos mouros, que expressava a sua vida difícil na Andaluzia, as diferentes "compas" (estilos rítmicos), palmas ritmadas e movimentos de dança básicos. Muitas das músicas flamencas aindas reflectem o espírito desesperado, a luta, a esperança, o orgulho e as festas nocturnas durante essa época. Música mais recente de outras regiões de Espanha, influenciaram e foram influenciadas pelo estilo tradicional do flamenco.
A primeira vez que o flamenco foi mencionado na literatura, remonta a 1774 no livro "Cartas marruecas" de José Cadalso. No entanto a origem do termo "flamenco" continua a ser assunto bastante debatido. Muitos pensam que se trata de um termo espanhol que originalmente significava flamengo ("flamende"). Contudo, existem outras teorias. Uma das quais, sugere que a palavra tem origem árabe, retirada das palavras "felag mengu" (que significa algo como "camponês de passagem" ou fugitivo camponês")
Durante a chamada época de ouro do flamenco, entre 1869 e 1910, o flamenco desenvolveu-se rapidamente nos chamados "cafés cantantes". Os dançarinos de flamenco também se tornaram numa das maiores atrações para o público desses cafés. Ao mesmo tempo, os guitarristas que acompanhavam esses dançarinos, foram ganhando reputação e dessa forma, nasceu, como uma arte própria, a guitarra do flamenco. Julián Arcas foi um dos primeiros compositores a escrever música flamenca especialmente para a guitarra.
Pintura de Edouard Manet
guitarra flamenca, e a muito parecida guitarra clássica, são descendentes do alaúde. Pensa-se que as primeiras guitarras terão aparecido em Espanha no século XV. A guitarra de flamenco tradicional é feita de madeira de cipreste e abeto, é mais leve e um pouco menor que a guitarra clássica, com o objectivo de produzir um som mais agudo.
Em 1922, um dos maiores escritores espanhóis, Federico García Lorca e o compositor de renomeManuel de Falla organizaram a "Fiesta del cante jondo", um festival de música folclórica dedicada ao "cante jondo". Fizeram-no a fim de estimular o interesse no flamenco que nessa altura estava fora de moda. Dois dos mais importantes poemas de Lorca, "Poema del cante jondo" e Romancero gitano", mostram a fascinação que este tinha pelo flamenco.

Categorias do flamenco

O flamenco é atualmente dividido em três categorias:
  • Flamenco Jondo ou flamenco antigo, é a forma mais tradicional do flamenco.
  • Flamenco Clássico, tocado de forma mais moderna que utiliza técnicas novas tanto para aguitarra flamenca quanto para a dança flamenca e para o cante flamenco.
  • Flamenco contemporâneo, trata-se do flamenco jondo e clássico somados ao jazz e ao fusion.
As categorias de flamenco se subdividem em palos. Palos são estruturas rítmicas características do flamenco. Abaixo, alguns exemplos:
• Soleá
• Malagueña
• Bulerias
• Tangos
• Rondeñas
• Rumbas
• Sevillanas
• Alegrias
• Tientos
• Tarantas
Os autores mais conhecidos do flamenco na atualidade são:
Paco de Lucia → Guitarra flamenca Jondo, Clássica e Contemporânea.
Camarón de la Isla → Cante flamenco Jondo e Clássico.
Vicente Amigo → Guitarra flamenca Jondo, Clássica e Contemporânea.
Tomatito → Guitarra flamenca Jondo e Clássica.
Niña Pastori → Cante flamenco clássico.
José Mercé → Cante flamenco jondo.
Rocío Márquez → Cante flamenco.


8 comentários:

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  4. Algumas coisas que estão aqui mencionadas são o ponto de vista de fora do flamenco, o clichê. A realidade é bem diferente.
    O flamenco “moderno” não é especialmente uma música misturada com jazz e fusion. Muito pelo contrário.
    O flamenco moderno não é outra coisa que uma arte genuína onde se revelam espontaneamente o caráter mais profundo de um povo, uma identidade. Tem ate atavismos musicais nesta arte. Atavismos rítmicos e de ligações harmônicas com a melodia que se tornaram uma forma de musica no qual tais lógicas musicais se encontram também, mesmo que de maneira diferente, na música clássica da India. Posso explicar musicalmente porque para quem tem interesse. Mas para resumir, darei só dois exemplos: primeiro, a maneira moderna de improvisar por bulerias com El Morao não é mais do que formas complicadas de improviso rítmicos que podem se encontrar em músicas clássicas persas e indianas (formas de anacruse). Mas esta evolução foi feita totalmente espontaneamente porque faz parte do gênio musical inerente a este povo: logrou então com atavismo. O outro exemplo é a semelhança entre os cantos do levante com a sua famosa roda harmônica e algumas formas de raag indiano: basta escutar a Anushka Shankar tocar “boy meets girl” no album “traveller” e escutar o que ela tem a falar sobre, nas entrevistas para entender que o modo de raag na música clássica indiana Khamaj tem um tipo de correlação com o toque de violão para acompanhar o canto do levante que foi colocado ao dia no século 19. O raag Khamaj tem séculos! Nova prova de atavismo de um povo que re-inventa a própria cultura para a adaptar no mundo em que que vive. E digo mais: eles fazem isso sem nem saber.

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  5. Mais um detalhe aqui para quem quiser entender mais: vivendo com ciganos andaluzes, posso afirmar que eles são uns zero esquerda em musica indiana. Mas a maestra Anushka Shankar conseguiu entrar naturalmente com a sua citara na roda harmônica do toque de violão de acompanhamento do canto do levante (granaina, de Granada - mas são todos semelhantes e típicos do levante) e se deu conta que estava totalmente compatível, de alguma forma. Não teve comunicação entre as culturas antes, foi a arte dos ciganos que re-criou formas pessoais de musicas perdidas ao longo dos séculos.

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  6. Conclusão: os ciganos andaluzes não estão adulterando a sua musica com a forma moderna. Mesmo que coisas se perdem, estão na realidade re-conquistando a sua esfera de expressão tão pessoal e inerente, re-colocando ao dia detalhes musicais perdidos à séculos! Cuidado então com os clichês, cuidado ao falar de assunto que não domina.

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  7. * para a maneira moderna e revolucionária de tocar bulerias: ver Moraito Chico

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